Capa - Landerson Bruno
Página Inicial Palavra de Vida Escola Dominical Contato
::: 18 de Junho de 2024 ::: Estudo Bíblico por Pr. Landerson Bruno :::

 

Conhecendo a Armadura de Deus

Armadura de Deus

Efésios 6:10-20

10- No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.

11- Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

12- Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

13- Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.

14- Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;

15- E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;

16- Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.

17- Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

18- Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,

19- E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho,

20- Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar.

Introdução

A carta escrita e endereçada aos irmãos da cidade de Éfeso foi escrita pelo apóstolo Paulo, com o propósito de fortalecer aqueles irmãos e corrigir alguns hábitos que não condiziam com o Evangelho do Reino de Deus. O apóstolo então escreve essa carta trazendo doutrinas importantes concernente a vários aspectos da vida cristã cotidiana, chamando os crentes em Jesus a uma mudança de pensamentos, atitudes e práticas coerentes com o Evangelho que pregavam.

O que percebemos, e veremos um pouco, é que o apóstolo estava preocupado em oferecer conhecimento que ajudaria aqueles irmãos a mudarem suas maneiras de viver nesse mundo, e ainda a conquistarem habilidades e ferramentas espirituais para vencerem a si mesmos e ao inimigo de sua almas com suas artimanhas.

Convido você a mergulhar nesse tema tão importante, pois nossa maior luta não é contra carne e sangue, mas é espiritual. Vem comigo!

1. No demais...

O apóstolo Paulo enviara uma carta aos irmãos da igreja que estava em Éfeso com várias instruções de como deveria ser o comportamento de um cristão, que é um embaixador do Reino de Deus aqui na Terra. Falou sobre diversas coisas, coisas essas de suma importância para uma boa representatividade do Reino.

Ao final, ele demonstra que isso seria importante, mas que, na guerra espiritual, há momentos de embates menos intensos e também existem os momentos de embates mais intensos e duradouros, momentos estes que será necessário uma armadura poderosa para resistir a tais ataques do mal. É bem nesse momento que ele usa o termo “No demais”.

Esse termo, também empregado em outras versões com a palavra “Finalmente”, denota o sentido de “depois de tudo”, ou ainda, “depois de estar preparado psicológica e fisicamente”. Dá a entender que o preparo ainda não chegou ao seu apogeu, ao seu auge. O apóstolo tinham em mente a figura e preparo do soldado romano, que era muito bem preparado e treinado para todo tipo de situação. Assim, o apóstolo Paulo traz uma recomendação muitíssimo importante, que é fortalecer no Senhor e na força do Seu poder (Efésios 6:10).

Aprendemos aqui que, por mais que tenhamos preparo espiritual, ainda não é suficiente frente às batalhas que nos são propostas, pois o inimigo de nossas almas não se cansa de criar meios e mudar suas estratégias contra nossas vidas, contra a Igreja de Cristo. Por isso, a necessidade de preparo espiritual constante para sobrevivermos na vida espiritual.

2. Revesti-vos...

Outra coisa que o apóstolo traz é a necessidade de revestimento. Por mais que estejamos vestidos e capacitados, há a necessidade de se revestir, mas não de qualquer coisa ou qualquer armadura. A recomendação é se revestir de toda a Armadura de Deus, pois somente com ela seremos capazes de permanecermos firmes contras as astutas ciladas do diabo (Efésios 6:11).

Não adianta ter status, não adianta ser honrado por homens, não adianta ser reconhecido se não estivermos revestidos com a Armadura de Deus, porque somente ela nos capacita de fato a lutar as guerras e batalhas espirituais. Essas guerras e batalhas não se travam no plano material, ela é travada no plano espiritual, pois é uma Armadura espiritual contra inimigos e forças espirituais nos lugares celestiais (Efésios 6:12).

Uma coisa que precisamos ter em mente é que mundo espiritual existe, quer acreditemos ou não, e ele está sempre em movimento e em guerra constante. A proposta bíblica é que estejamos prontos e permaneçamos firmes, inabaláveis na luta contra o mal, e isso só é possível com a Armadura que Deus nos dá.

3. Tomai...

No versículo 13, vemos a recomendação de tomar toda a Armadura de Deus. O que podemos entender e extrair do texto em questão é que a Armadura de Deus já está disponível para quem quiser, portanto é necessário tomarmos posse da mesma para, assim, conseguirmos resistir no dia mau e ficarmos firmes.

Deus não nos forçará ou nos obrigará a usar a Armadura Dele, Ele disponibiliza a mesma para quem quiser tomá-la. Logo, somos nós quem devemos decidir e posicionarmos em tomá-la e vestí-la para nos tornarmos vencedores.

O significado de tomar é “pegar de maneira a não soltar”, “passar a possuir determinada característica”, “conquistar”. Com esse significado em mente podemos entende que Deus disponibiliza Sua Armadura e a entrega a quem a conquista, para assim cumprir seu propósito neste mundo, sendo sal da terra e luz do mundo (Mateus 5:13-16), fazendo a diferença como cristão (Malaquias 3:18; Romanos 8:37).

4. Firmes...

Outra recomendação do apóstolo é estar firme. Firmeza é uma característica que denota solidez. A Palavra de Deus está sempre nos recomendando assim, conforme podemos ver em 1 Coríntios 15:58 “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes...”.

Aqui vemos implícito o preparo atrelado a utilização da Armadura. De que adianta ter armadura e não ter o devido preparo para utilizá-la adequadamente? Numa luta vencerá quem tiver maior resistência para permanecer firme, de pé, mesmo após muitas batalhas e confrontos, e não quem tiver a melhor armadura. Daí a necessidade de estar sempre em treinamento e preparo como um bom soldado.

5. Qual o propósito da Armadura de Deus?

Assim como tudo na vida tem um propósito, não é diferente na vida espiritual. A Armadura de Deus tem também um propósito, do qual o maior deles é proteger quem a utiliza e fazer com que vença sem que morra no meio da batalha ou da guerra.

Podemos verificar que a Armadura de Deus tem alguns propósitos. Um deles é possibilitar que permaneçamos firmes contra as astutas ciladas do diabo (Efésios 6:11), e ainda que resistamos no dia mau (Efésios 6:13).

Veremos ainda outros propósitos da Armadura de Deus presentes em cada parte da mesma mais à frente.

6. Conhecendo as Partes da Armadura de Deus

A Armadura de Deus possui várias partes, é um conjunto de partes que se completam formando-a. Essas são as partes que compõe a Armadura: cinto, couraça, sapatos, escudo, capacete, espada, rádio comunicador, binóculo, corneta e bandeira. Todas elas são essenciais para a sobrevivência do soldado de Cristo. Vamos conhecê-las.

6.1. Cinto.

Ao soldado de Cristo é imprescindível que esteja firmado na verdade e a tenha bem presa e afixada a si. O cinto é uma peça importante da armadura, pois o mesmo ajuda a manter a armadura afixada a si, proporcionando uma boa luta.

O cinto da verdade (Efésios 6:14a) diz de nossas palavras e atitudes verdadeiras e honestas, sem nenhum engano ou mentira, até porque quem usa a mentira como arma é o nosso inimigo. Assim, entendemos que a nossa arma não é a mesma do inimigo, a nossa arma é da luz e não das trevas.

Ao servo de Deus não é admitido que viva uma vida de mentira ou mesmo que fale mentiras. Jesus, o nosso Mestre, enfatizou que “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32), e chegou a afirmar que quem fala ou pratica a mentira é o diabo e todos que assim o fazem se tornam filhos dele (João 8:44).

É no cinto que também é afixado a bainha onde vai a espada. Por isso se trata de uma peça de muita importância, pois ela promove confiança aos que estão à volta.

6.2. Couraça.

A couraça é uma parte muito importante na armadura, pois ela tem o propósito de proteger o tórax, pois ali se encontram os órgãos vitais do corpo do guerreiro, tais como coração, pulmão e outros. Sem a couraça o guerreiro se encontrará totalmente vulnerável aos ataques do inimigo.

A couraça da justiça protege a vida espiritual do cristão (Efésios 6:14b). O coração precisa estar bem, pois é “máquina” que bombeia o sangue, a vida para o corpo. O pulmão precisa estar protegido, até porque é um órgão que se encontra sua maior concentração na parte de trás do tórax, e sabemos que o inimigo é covarde podendo atacar por detrás de forma sorrateira. Tendo a couraça da justiça poderemos estar protegidos contra tais ataques surpresas.

O inimigo muitas vezes se utiliza de pessoas para nos ferir com injúrias, calúnias, difamações, ingratidão, maledicências e palavras de derrota tentando nos ferir em nossos órgãos vitais, tais como coração e pulmão, tentando até nos alimentar com tais palavras para nos matar espiritualmente. Por isso, o soldado de Cristo deve estar blindado com a couraça da justiça contra tais coisas.

6.3. Sapatos.

O sapato também é uma parte importante da Armadura como qualquer outra parte. Pois como o soldado poderá caminhar, correr ou mesmo escalar o que estiver diante de si se não tiver bem calçado?

Os pés do soldado precisam estar protegidos para suportar as adversidades do terreno, e ainda fazer longas caminhadas e ter firmeza na hora da luta. Descalço será muito difícil vencer qualquer batalha.

Os sapatos nos pés do cristão são a preparação que ele tem no Evangelho da Paz (Efésios 6:15). Como pode um cristão querer entrar numa guerra se não estiver preparado? O cristão precisa conhecer o Evangelho do Reino, precisa buscar conhecer mais a Deus, precisa ter fome e sede no conhecimento da Palavra de Deus (João 5:39; Oséias 6:3; Deuteronômio 6:6-9). Deus nos recomenda através de Sua Palavra a querer o conhecimento mais do que a holocaustos (Oséias 6:6b).

Deus chegou a usar o professa Oséias para o Seu povo dizendo que o povo perecia por causa da falta de conhecimento (Oséias 4:6).

O cristão deve ser um amante da Palavra de Deus, deve buscar frequentemente estar nos Cultos de Doutrina e Ensino da Palavra de Deus, na Escola Bíblica Dominical, e, acima de tudo, ler, meditar e estudar a Palavra de Deus em sua casa ou em qualquer outro lugar a fim de adquirir conhecimento do Evangelho que apresenta Jesus Cristo e Seus Ensinamentos precisos, e procurar praticá-los com sua vida diária.

Os sapatos precisam ser usados em treino todos os dias para que os pés estejam adaptados a ele. Isso pode parecer contraditório, mas é uma verdade, não são os sapatos que se adaptam a nossos pés, mas nossos pés que se adaptam aos sapatos. Quando calçamos um par de sapatos novos nossos pés calejam, ficam feridos, mas a insistência promovem o secar dos calos e a cicatrização das feridas, que tornam nossos pés aptos a utilizar o calçado. Com isso explico que não é a Palavra de Deus que se adequa aos nossos pés, mas nossos pés que se adequam à Palavra de Deus. Não é a Palavra de Deus que precisa mudar, mas nós que precisamos mudar, se quisermos ser vitorioros.

Deixe que a Palavra de Deus molde você, molde seus pés, para que você possa correr a carreira que te está proposta por Deus. Sei que ela causará bolhas em seus pés, podendo até mesmo ferí-los, mas que tornará seus pés resistentes para prosseguir e não desistir no meio da batalha.

6.4. Escudo.

O escudo não pode faltar ao soldado, pois o mesmo tem uma função de grande importância por se tratar de uma peça de defesa da armadura.

Temos visto que o inimigo é covarde e utiliza de todos os meios e artimanhas para nos matar ou nos ferir da forma que for, utilizando para isso armas de longo alcança, como flechas e dardos inflamados. O soldado ao perceber tal ataque, logo se protege com seu escudo para não ser atingido.

O soldado de Cristo precisa ter essa peça, que é o escudo da fé, pois somente com ele o soldado de Cristo poderá se defender de todos os dardos inflamados do maligno (Efésios 6:16). O escudo é utilizado desde os tempos primórdios da humanidade em suas guerras. Com o escudo, o soldado aumenta suas chances de sair vitorioso de uma batalha. O nosso escudo é a fé que temos em Deus (Hebreus 11:1,6). Nossa fé precisa estar firmada e alicerçada em Deus para vencermos sempre (1 João 5:4).

6.5. Capacete.

O capacete protege o que há de mais importante no soldado: seu cérebro. Ali se encontra suas faculdades mentais, sua habilidade de pensar e agir, seus conhecimentos sobre seu modo de batalha, seus conhecimentos sobre o inimigo e de como ele age, e sua capacidade cognitiva.

O capacete da salvação (Efésios 6:17a) já tem esse nome exatamente porque ele tem o propósito de proteger a cabeça do soldado de Cristo em meio às batalhas, pois é à partir da cabeça que tomamos as decisões com razão, tendo em vista o conhecimento que adquirimos na preparação que vem através do Evangelho de Cristo, de Sua Palavra.

Por isso é imprescindível o uso dessa parte da Armadura de Deus, pois o capacete da salvação pode salvar a sua vida, pode salvar a sua alma da morte.

Soldado sem capacete é alvo fácil para o inimigo, pois qualquer ataque à cabeça pode derrubar o mesmo. Então proteja bem sua cabeça vestindo-o.

O capacete permite você lutar contra o inimigo mantendo-se protegido e raciocinando bem, e atacando de forma eficaz com sua mente protegida.

6.6. Espada.

Até esse momento percebemos que as partes da Armadura mostradas são de defesa, para a proteção do soldado, para mantê-lo vivo e em condições de combate. Agora veremos uma ferramenta que compõe a armadura que é a espada.

A espada é a parte da armadura que se usa para atacar ou contra-atacar o inimigo em confronto direto. Com a espada se é possível combater e vencer a guerra. A espada impõe respeito e causa temor no inimigo. O soldado quando está no campo de batalha leva sua espada e não a pode perder.

Outra coisa que é importante e vale ressaltar, que a espada precisa ser bem manuseada, o soldado precisa saber como usar a mesma. A espada na mão de um soldado que não a sabe utilizar de nada adianta, para nada serve. Por isso o soldado precisa manter constante treino para ser hábil na utilização da mesma.

Vale enfatizar que a espada precisa estar afiada para ter êxito na batalha, afinal de que adianta ferramenta cega. A Espada do Espírito tem poder de penetrar até a divisão da alma e do espírito, e ainda de juntas e medulas (Hebreus 4:12), e tem o poder de discernir os pensamentos e intenções do coração. Por isso, ela é tão importante.

Para o soldado de Cristo, a espada do Espírito é a Palavra de Deus (Efésios 6:17b), e ele precisa conhecê-la bem, estar habilitado a empunhá-la a fim de desferir o golpe contra o inimigo com exatidão e de forma certeira. Conhecer a Palavra de Deus é imprescindível para o combate eficaz. Muitas vidas estão cativas pelo inimigo de nossas almas e só serão libertas através do conhecimento da Espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.

Para obtermos vitória contra as forças das trevas somente com a Espada do Espírito. Empunhe-a e seja vitorioso em nome do Senhor Jesus Cristo.

6.7. Rádio Comunicador.

Todo soldado quando vai para o campo de batalha leva seu rádio comunicador, pois é através dele que o mesmo mantém contato com o centro de comando. Sem ele, o soldado está “no escuro” sem saber de nada.

Ao soldado de Cristo é imprescindível ter e manter o rádio comunicador em boa condições e sempre com canal aberto com o Centro de Comando, o Céu.

Pense da seguinte maneira: O soldado está aqui na terra, vendo apenas o que está ao alcance de seus olhos, com visão limitada do terreno. O Centro de Comando está olhando de cima, como uma visão de satélite, com cobertura total do terreno, conseguindo enxergar o que o soldado não está vendo. O Centro de Comando tem acesso às conversas do inimigo, que o soldado não tem. Mas com o rádio comunicador ligado e em contato com o Centro de Comando, o soldado passa a ter conhecimento de tudo que o Alto Comando sabe.

O soldado de Cristo tem o rádio comunicador, que é a oração (Efésios 6:18a). É através dela que o soldado obtém conhecimento e informação necessária para aplicar a estratégia correta orientada pelo Centro de Comando. A Palavra de Deus nos oriente a orar em todo o tempo, a orar sem cessar (1 Tessalonicenses 5:17). Soldado sem oração é soldado sem rádio comunicador. Soldado sem rádio comunicador está por conta própria, e, mais cedo ou mais tarde, será presa do inimigo. A oração é a vida do soldado.

6.8. Binóculo.

Todo soldado precisa ter consigo seu binóculo, pois é através dele que se torna possível uma vigilância contra o inimigo.

Quando vemos o apóstolo exortando a vigiar com toda a perseverança, é exatamente isso que vem à mente: o estar com os olhos espirituais abertos e atentos para não ser pego de surpresa pelo inimigo.

Jesus sempre recomendou aos seus discípulos a estarem vigilantes (Marcos 13:33). Não podemos estar desapercebidos, pois não sabemos quando o inimigo nos atacará. Mantenha-se vigilante sempre com seus binóculos espirituais, com seus olhos espirituais bem abertos. Não seja surpreendido pelo inimigo.

6.9. Corneta.

Soldado precisa de corneta. Talvez você se pergunte por quê. Mas é simples a resposta: O soldado guerreia não somente por si, mas pelos outros. O soldado é aquele que ajuda na proteção de outrem. Daí a necessidade de ter a corneta, ou trombeta.

Deus orientou ao povo de Israel a instituir os atalaias, que eram soldados que ficavam na torre de vigia; e quando avistavam o inimigo ao longe, estes tocavam a corneta a fim de anunciar ao povo, trazendo salvação a todos (Ezequiel 33:2-7). Nós, como soldados de Cristo, também assim devemos agir, tocar a trombeta, abrindo a boca e proferindo a Palavra de Deus, fazendo notório o Evangelho de Cristo ao mundo, salvando o máximo de vidas que pudermos.

Não deixe de tocar a buzina em Sião (Joel 2:15).

6.10. Bandeira.

O soldado não luta em seu próprio nome, ele luta por uma bandeira, por um país, sob o comando de um General.

O soldado de Cristo também é assim. Ele é um representante do Reino Celestial, um embaixador (Efésios 6:20; 2 Coríntios 5:20). O soldado guerreia sob um estandarte, sob uma bandeira. Nós guerreamos sob a bandeira de Cristo, sob a bandeira do Reino de Deus, pois o representamos aqui nesta Terra.

Soldado sem bandeira é soldado sem causa. Soldado sem bandeira é soldado sem objetivo, sem um propósito definido. Soldado sem bandeira é soldado sem fé. Soldado sem bandeira é soldado sem Deus, sem um Senhor, sem um Salvador, sem um General, sem um Comandante.

O soldado de Cristo precisa levar sempre consigo a Bandeira do Evangelho, a Bandeira da Salvação, para anunciar a todos a que Reino pertence, por quem e pelo que ele luta.

Não perca sua bandeira. Não perca sua identidade de um verdadeiro Cristão.

Conclusão

Aqui vimos de forma resumida e conhecemos um pouco mais sobre a Armadura de Deus para os seus servos se tornarem mais que vencedores Nele (Romanos 8:37). Somente com ela será possível obtermos vitória. Cristo já disponibilizou a sua Armadura para sermos vitoriosos.

Tome já posse da Armadura de Deus para sua vida. Não deixe para depois. Ajude a outros a assim fazê-lo também.

 

 

<<< Voltar | ^ Topo ^ | Avançar >>>

 

Landerson Bruno

E-mail: landersonbruno@gmail.com

Macaé - RJ - Brasil