Capa - Landerson Bruno
Página Inicial Palavra de Vida Escola Dominical Contato
::: 11 de Junho de 2024 ::: por Pr. Landerson Bruno :::

 

Servindo a Deus com o Corpo

“Assim, rogo-vos, irmãos, pelas misericórdias de Deus que, no vosso culto racional, apresenteis vosso corpo em sacrifício vivo, santo e aceitável diante de Deus. Não vos conformeis com as coisas do sistema mundano, mas transformai-vos, por meio da renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:1-2)

 

Esse texto bíblico nos apresenta muitíssimas instruções de como devemos nos apresentar e servir a Deus. Há muitos que dizem que “Deus só quer o coração” e estão grande e erroneamente enganados e enganando a outros. A Palavra de Deus nos instrui exatamente o contrário, que Deus nos quer por inteiro, de forma completa, apresentando um vida santa e irrepreensível (1 Tessalonicenses 5:23 “... e todo vosso espírito, alma e corpo sejam preservados irrepreensíveis...”).

É certo que tudo começa na mente, com nosso modo de pensar, transformando nosso modo de agir. A mente pensa, analisa, e o corpo executa. A Palavra de Deus nos diz que “a fé flui pelo ouvir e o ouvir vem pela pregação da Palavra de Deus” (Romanos 10:17). Logo, ao ouvir a Palavra de Deus recebo o conhecimento sobre Deus e Sua Obra salvadora; em seguida, meu coração crê no que ouvi gerando em mim a fé na pregação da Palavra de Deus. Assim meu corpo sente o desejo de se apresentar diante de Deus.

O que podemos extrair do entendimento bíblico é que as misericórdias de Deus nos alcançam de tal maneira que somos motivados e impelidos pela ação do Espírito Santo em nossa vida de forma a apresentar nosso corpo a Deus. Apresentar o corpo pode parecer apenas um ato de se mostrar a Deus, mas vai muito além disso, pois não podemos nos apresentar de qualquer maneira. É preciso apresentar o nosso corpo na forma de sacrifício, que precisa ser vivo, que precisa ser santo, que precisa ser aceitável ou agradável, e tudo isso junto: vivo, santo e aceitável.

Alguns pensam ser apenas na igreja, mas o que se esquecem é que Deus está presente em todos os lugares, em todos os momentos de nossa vida; Deus tudo vê, tudo contempla; Ele está presente em todos os lugares e é Ele quem sonda nossa mente e cuida de nossa vida. Logo, podemos entender, à luz da Palavra de Deus, que Deus não nos quer apenas no templo (igreja) ou numa reunião de pessoas de forma que estejamos vivos, santos e aceitáveis diante Dele. Muitos pensam que o culto acontece apenas na igreja, no templo, o que estão muito enganados, pois quando o apóstolo Paulo fala sobre culto racional ele dá a entender no contexto que o culto racional é a nossa vida cotidiana dentro e fora da igreja. O culto racional vai além de quatro paredes. Ele começa dentro de casa, no nosso quarto, na sala, no quintal, na varanda, em nossa rua, com os vizinhos, dentro do carro, no trabalho, na escola, no supermercado, na farmácia, na fila do banco, em todos os lugares. Na verdade o nosso culto verdadeiro se dá através da razão, daí o porquê o apóstolo Paulo usa o termo racional.

Vejamos o que podemos entender se aprofundarmos no significado da palavra racional, que, segundo o dicionário dicio.com.br, é: dotado de razão; que se baseia no raciocínio; que possui como alvo a razão, sua maneira ou suas implicações; que possui coesão, inteligência; que implica ponderação, bom senso; procedente, coerente, lógico. Aqui já podemos ajudar nossa mente a entender melhor o que a Palavra de Deus está a nos ensinar.

Como devemos apresentar o nosso corpo para adoração a Deus de forma constante até a Vinda do Senhor, logo o cristão precisa utilizar a razão, o raciocínio para adorar a Deus em todo tempo, vivendo uma vida coerente com os ensinamentos bíblico, com os padrões ditados por Deus através de Sua Palavra. Se observarmos a Palavra de Deus perceberemos que tudo nela é lógico, é coerente, é procedente, tudo nela contribui para o nosso bem, para nossa edificação. Entendo que, de imediato, a Palavra de Deus nos impacta ao confrontar com nossas ações e nosso modo de pensar. Mas o que a Palavra de Deus nos instrui é que não devemos nos conformar com as coisas do sistema mundano, mas devemos deixar que nossa mente seja renovada, assim transformando nosso entendimento, para que possamos assim experimentar a boa, a agradável e a perfeita vontade de Deus em nossa vida (Romanos 12:2).

Eis alguns textos que poderão ajudar a entender e transformar sua mente: Romanos 6:12-23; 2 Coríntios 10:1-18; 1 Pedro 2:5; Efésios 4:17-32; Efésios 5:3-13; 1 Pedro 1:12; 1 João 2:15.

Em suma, nossa mente pensa e o corpo executa. Não adoramos a Deus apenas com a alma ou o espírito, adoramos a Deus no nosso corpo mortal. Ninguém entra em transe e a alma sai do corpo para adorar a Deus. A Palavra de Deus nos afirma que até esse corpo viverá eternamente quando for revestido da imortalidade (1 Coríntios 15:52-54). Se queres viver para sempre, só há um meio, só existe um jeito: Reconhecer a Cristo como Único e Eterno Salvador e seguir Seus ensinamentos através de Sua Palavra. Assim viverás eternamente.

 

 

<<< Voltar | ^ Topo ^ | Avançar >>>

 

Landerson Bruno

E-mail: landersonbruno@gmail.com

Macaé - RJ - Brasil