Capa - Landerson Bruno
Página Inicial Palavra de Vida Escola Dominical Contato
::: 27 de Junho de 2022 :::

 

Não temas! Deus é contigo

"Não te mandei EU? Sê forte, pois, e anima-te. Não temas, nem desfaleças. Porque o Senhor Jeová, teu Deus, é contigo por onde quer que andares." (Josué 1:9).

 

Há momentos que a tarefa é tão grande e de tanta responsabilidade que deixamos o medo tomar conta de nós. Mas a Palavra do Senhor é clara: "Não temas". Nós só precisamos entender que o Grande Deus Jeová é conosco em nossa jornada. Tenha esta certeza: Deus é com você! Acredite! Tenha fé!

O contexto desta palavra é um contexto da perda de um grande líder, Moisés. Josué encontrava-se triste, desmotivado e prostrado, tudo parecia ruim. Em meio a este contexto o próprio Deus Jeová agora fala diretamente à Josué. Deus disse que a situação era aquela, “Moisés é morto”, e nada mudaria quanto a isto. Há coisas em nossa vida que não temos escolhas, pois são as circunstâncias da vida. Situações que não temos controle e não temos como mudar.

É nesta hora que Deus vem e nos mostra a realidade da situação, mas também nos convida a levantar nos mostrando o quanto ainda é necessário caminhar, o quanto ainda há para fazer, o quanto ainda há para realizar através de nós. Percebemos agora o próprio Deus motivando Josué a se levantar pois grande era a missão que tinha entregue em suas mãos.

O fato de Deus dizer para que Josué se levantasse indicava uma posição de destaque, mas também uma posição de visão melhorada. Quando estamos prostrados nossa visão é pequena, limitada ao aqui e ao agora, aquilo que está perto de nós. Por isto Deus diz para Josué se levantar, pois era necessário que ele mesmo contemplasse o tamanho da responsabilidade, o caminho que ainda estava à frente e a quantidade do povo que o aguardava para tomar posse da bênção prometida por Deus.

Josué via o Rio Jordão à sua frente, talvez como um tipo de obstáculo para a grande conquista. Vemos então Deus dizendo para ele que passasse este Jordão. Note que, na história da vida de Josué, vimos ele passar por diversos obstáculos, mas sempre à sombra de seu líder. Agora as coisas eram diferentes, pois ele era o líder. Tudo muda quando é conosco. O primeiro obstáculo era “este” Jordão. Ele só precisava daquela motivação para avançar e tomar posse daquilo que Deus já havia prometido.

Podemos ver Deus agora falando com Josué que seria com ele durante todos os dias da sua vida e, assim como havia sido com Moisés, Deus seria com ele também, não o deixaria nem o abandonaria. Deus é contigo. Creia! Ele não te deixa nem te abandona.

Uma palavra Deus disse porém a Josué: “Esforça-te e anima-te”. O Grande Deus Jeová garante estar conosco, nunca nos deixar nem nos abandonar. Mas esforçar e animar não depende dele, depende de cada um de nós, pois para cumprir os propósitos de Deus em nossas vidas é necessário nos esforçarmos e animarmos, principalmente diante de tamanhas responsabilidades que nos são propostas por ELE.

Deus então dá algumas recomendações básicas para que sua liderança tivesse sucesso, inclusive na conquista da terra prometida, o que podemos perceber em Josué 1:7 “Tão somente sê forte e mui valente para cumprir cuidadosamente tudo o que prescreve a lei que Moisés, meu servo, te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares”. Não há sucesso sem a observância e prática destes requisitos.

Outra coisa que vemos Deus falando de forma forte e categórica a Josué: “O livro desta lei não se apartará da tua boca; antes, meditarás nele dia e noite, para que tenhas o cuidado de fazer segundo a tudo o que nele está escrito, porque, então, faras prosperar o teu caminho e prudentemente te conduzirás” (Josué 1:8). Para que nosso caminho seja próspero é preciso meditar e observar para bem praticar e prudentemente trilhar nossa jornada aqui nesta terra.

Somente através da observância, meditação e prática da Palavra de Deus teremos uma vida próspera e abençoada com a presença de Deus em nossas vidas, que é o mais importante de tudo. Seja forte e corajoso para cumprir cuidadosamente a Palavra de Deus em sua vida, anima-te e não temas, pois “Deus é contigo por onde quer que andares” (Josué 1:9).

O Grande Deus Jeová abençoe sua vida em nome do Senhor Jesus Cristo.

 

E-mail

📬 E-mail

 

- SITE AINDA EM CONSTRUÇÃO -

 

 

<<< Voltar | ^ Topo ^ | Avançar >>>

 

Landerson Bruno

E-mail: landersonbruno@gmail.com

Macaé - RJ - Brasil