Capa - Landerson Bruno
Página Inicial Palavra de Vida Escola Dominical Contato
::: Lição 01 - Dia 07 de Julho de 2024 ::: Comentarista: Pr. Lenilson Silva de Oliveira :::

Caridade: A Soma de Todas as Virtudes

Texto Áureo

“O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá” (1 Coríntios 13:8)

Verdade Prática

Todas as virtudes, como honestidade, mansidão, ternura, misericórdia, afeto, gozo, paz, bondade, paciência, alegria, fidelidade, longanimidade e temperança, se cumprem no amor.

Objetivos da Lição

- Apresentar que Deus é a fonte do amor, o amor Ágape.

- Afirmar que o cristão deve exercer o amor, pois jorra de uma única fonte.

- Destacar que é através do amor, que revelamos se estamos em Cristo e Ele em nós.

Leitura Semanal

Segunda-Feira | 2 Coríntios 13:11 | Deus de amor

Terça-Feira | Efésios 1:3 | Tem abençoado

Quarta-Feira | Salmos 68:5 | Atende ao necessitado

Quinta-Feira | João 15:5 | Dê frutos

Sexta-Feira | João 13:35 | Nisto conhecereis

Sábado | 1 João 4:20 | Amem-se

Hinos Sugeridos

- 169 e 396

Motivo de Oração

- Oremos para que Deus gere em nós a soma de todas as virtudes, o amor.

Esquema da Lição

Introdução

1. A Natureza do Amor

2. A Natureza do Amor Cristão

3. Todas as Virtudes se Resumem em Amor

Conclusão

Leitura Bíblica em Classe

1 Coríntios 13:1-8

1- Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

2- E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

3- E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

4- O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

5- Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

6- Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

7- Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8- O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá.

Introdução

Queridos irmãos, neste novo trimestre estamos diante da MAIOR DOUTRINA da Bíblia Sagrada, que é o AMOR. Teremos a oportunidade ímpar de estudarmos a respeito da caridade, assunto peculiar e de especial importância. Esta virtude é mais enfatizada do que todas as outras em todo Novo Testamento, sendo um assunto de grande relevância, principalmente nos tempos que estamos vivendo, pois a Palavra diz: “e por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará”. Que o Santo Espírito nos conceda sabedoria para entender o Seu Amor operado por Ele em nós.

1. A Natureza do Amor

A palavra Ágape é encontrada 75 vezes nas cartas de Paulo, de um total de 116 vezes no Novo Testamento. No grego, a palavra Ágape significa “amor”, “afeição”, “benevolência”, “caridade”. Em 2 Coríntios 13:11, encontramos o termo “Deus de amor”, que significa que Ele é autor e a fonte do amor, ou seja, o amor em si. Por isso ele se distingue de outros tipos de amor que são inferiores, e que brotam de vários princípios, motivos e pontos de vista.

A Bíblia nos diz na carta aos Romanos capítulo 5 versículo 8: “Mas Deus prova o Seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”. Perceba que não havia motivo algum para Deus nos amar, e nada que poderíamos fazer para sermos amados, e nada que deixamos de fazer, faça com que o Senhor nos ame menos. Este é o amor Ágape, incondicional, um amor único! Antes que o mundo existisse, Deus já nos amava (Efésios 1:4).

Como já vimos, Deus ama a todos, se preocupa conosco e tem uma imensa bondade (Salmos 68:5), isso se aplica a todas as pessoas e também quer dizer que o Senhor é bom para todos, por isso o sol se levanta sobre os maus e sobre os bons, e a chuva cai sobre justos e injustos (Mateus 5:45; Salmos 145:9).

2. A Natureza do Amor Cristão

O amor de um cristão deve ser verdadeiro, pois jorra da Fonte do Amor, através do Espírito Santo em nossos corações. Esta ação do Espírito Santo nos leva a amar de forma imediata tanto a Deus, quanto aos homens (Gálatas 5:22). Pois, Deus revelou o Seu Amor em relação ao ser humano, nos ensinou acerca do amor em relação a Ele e também sobre o amor de um ser humano em relação ao próximo.

Nós, humanos, não fazemos o bem por nós mesmos, como disse o apóstolo Paulo na carta aos Romanos capítulo 3, versículo 12 parte B: “não há quem faça o bem, não há nem um só”. Pois somos incapazes de fazer qualquer coisa boa, se não for através do amor de Deus em nós (João 15:5). Exercemos o amor aos caídos porque estamos em Cristo e tais foram feitos à imagem e semelhança a Deus, e isso é a Sua vontade, pois como Jesus afirmou: “nisto conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13:35).

Os remidos são constantemente ensinados e exortados a amar a Deus, aos irmãos, e até aos inimigos. É inconcebível que uma pessoa diga que conhece a Deus e seja vazia do real amor. A comunidade cristã sofre quando há contendas desnecessárias entre seus fiéis, cabendo a cada cristão guardar-se diligentemente contra a inveja, a malícia, e a amargura, pois, tais atitudes, contradizem tudo aquilo que professamos, diante de Deus e dos homens.

3. Todas as Virtudes se Resumem em Amor

O amor nos incentiva a agir como filhos diante do nosso Pai Celestial. A alma que ama a Deus se deleita em ser humilhada, ao mesmo tempo em que é exaltada. A obediência sem amor é fingida e vã, aquele que não ama a Deus não irá respeitá-Lo, e muito menos confiar Nele e seguir Seus Mandamentos. Sem amor, toda boa conduta externa não passa de hipocrisia vazia (1 João 4:20), todos os nossos deveres morais se resumem nos mandamentos de amar a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos (Mateus 22:37-39). Quanto ao nosso próximo, o amor nos incentiva a todo o comportamento nobre, como a honestidade, mansidão, ternura, misericórdia, afeto, paz, bondade, paciência, alegria, fidelidade, longanimidade e temperança (Gálatas 5:22). O amor nos afastará de toda inimizade, crueldade e egocentrismo. “Porque quem ama aos outros cumpriu a Lei” (Romanos 13:8b). O amor é a soma de todas as virtudes existentes, porque a fé produz boas obras, e essas boas obras são o fruto do amor.

Esta doutrina nos mostra o que é um espírito cristão correto. Lembremo-nos de João e Tiago quando quiseram rogar a Deus para fazer descer fogo do céu sobre os Samaritanos e o Mestre logo os repreendeu, dizendo: “vós não sabeis de que espírito sois” (Lucas 9:55). Jesus ensina que aquele temperamento não era próprio de um Cristão, mas sim de uma natureza caída sem Deus, pois o Seu Reino é de amor e paz.

A ordem para amar aos nossos inimigos não deveria causar-nos surpresa alguma. Portanto, como povo de Deus, santo e amado, devemos orar para os que nos perseguem, odeiam, caluniam, maltratam e até mesmo para os governos que são contrários aos princípios bíblicos. Abençoar e não amaldiçoar, falar bem e não mal (Tiago 3:9-10). Como diz a Palavra: “se amardes os que vos amam, que galardão teríamos? Não fazem os publicanos também o mesmo?” (Mateus 5:46).

Conclusão

A completude de todas as virtudes está no amor Ágape que em nós opera pela ação ativa do Espírito Santo desde a nossa conversão, gerando em nós comunhão com Deus, nos concedendo vida abundante, fazendo com que possamos suportar a dor com paciência, o abandono sem perder a esperança, superar as percas sem orgulho, perdoar sem reservas, evitar as desavenças, nos enchendo de um espírito manso e humilde. O Deus, que é a fonte de todo amor, dá-nos segurança, valor e propósito, lança fora todo medo, seja do passado, presente ou futuro. Pois, tudo que possamos buscar, almejar, praticar nesta vida está no exercício do amor que nos foi dado, e não por tradição, mas sim pela própria vontade Daquele que nos amou primeiro (1 João 4:19), por isso habita esse amor em nós, porque o Pai desejou, planejou, realizou, efetuou e ratificou para todos os que desejarem receber Dele, todas as virtudes consumadas no Seu Amor.

 

<<< Voltar | ^ Topo ^ | Avançar >>>

 

Landerson Bruno

E-mail: landersonbruno@gmail.com

Macaé - RJ - Brasil