Capa - Landerson Bruno
Página Inicial Palavra de Vida Escola Dominical Contato
::: Lição 13 - Dia 30 de Junho de 2024 ::: Comentarista: Missª Françoise Bernardo França Guimarães :::

Convidados que Importam

Texto Áureo

“Portanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.” (Lucas 14:11)

Verdade Prática

Precisamos entender que quem distribui os lugares à mesa é Deus, é Ele quem determina os lugares a serem ocupados.

Objetivos da Lição

- Expor o banquete da parábola e os seus elementos.

- Destacar a necessidade de sermos humildes.

- Mostrar a beleza da humildade.

Leitura Semanal

Segunda-Feira | 1 Pedro 5:6 | A poderosa mão de Deus

Terça-Feira | Provérbios 16:19 | Humilde de espírito

Quarta-Feira | Mateus 23:12 | Quem se humilha

Quinta-Feira | 1 Pedro 5:5 | Vista-se de humildade

Sexta-Feira | Efésios 4:2 | Vida cristã

Sábado | Provérbios 14:21 | Um sábio conselho

Hinos Sugeridos

- 79 e 208

Motivo de Oração

- Ore para que a altivez e a arrogância não tome conta do nosso coração e nem tenha espaço nas nossas igrejas.

Esquema da Lição

Introdução

1. Interpretação da Parábola

2. Devemos ser Humildes

3. A Beleza de ser Humilde

Conclusão

Leitura Bíblica em Classe

Lucas 14:7-11

7- E disse aos convidados uma parábola, reparando como escolhiam os primeiros assentos, dizendo-lhes:

8- Quando por alguém fores convidado às bodas, não te assentes no primeiro lugar; não aconteça que esteja convidado outro mais digno do que tu;

9- E, vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e então, com vergonha, tenhas de tomar o derradeiro lugar.

10- Mas, quando fores convidado, vai, e assenta-te no derradeiro lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa.

11- Portanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.

Introdução

Ensinar o valor da humildade é de grande importância em todas as esferas da sociedade, principalmente para os cristãos, visto que foi o orgulho que causou a primeira ruína do ser humano. Nessa parábola curta e bastante simples, Jesus tem muito a nos dizer sobre humildade.

1. Interpretação da Parábola

1.1. O momento em questão.

O contexto em que essa Parábola foi contada, tratava-se de um sábado, um dia em que os judeus costumavam realizar uma importante ceia. Jesus de bom grado aceitava convites para almoços: se tornavam momentos de encontro, ensinamentos e ocasiões para firmar amizades. Esse texto está inserido entre os muitos que apresentam diálogos e discursos de Jesus durante refeições e está sob o pano de fundo das discussões sobre o sábado.

O texto bíblico nos informa que um dos principais fariseus havia convidado Jesus para um desses momentos. Provavelmente o anfitrião era alguém abastado de bens. Durante a leitura, podemos entender que as intenções daquele anfitrião e seus colegas fariseus não eram as melhores.

1.2. A mesa.

Naquela época, mesmo à mesa, uma regra de hierarquia social orientava os judeus. Os assentos eram dispostos em forma de “U” com uma mesa baixa diante deles, e as posições à mesa revelavam também a posição social do indivíduo.

Como Lockyer apropriadamente nos fala: “aqui temos um banquete. Mas havia uma mesa? No Antigo Testamento a presença de uma mesa para uma refeição parece dar a entender riqueza ou posição elevada. O mesmo pode ser dito acerca do Novo Testamento. Há muitas referências a refeições e o ato de comer, mas uma mesa física é mencionada apenas quatro vezes”.

1.3. O decorrer do banquete.

Não obstante aos dias atuais, as refeições de grande relevância social estavam entre os acontecimentos mais importantes das relações sociais típicas. Eles serviam de palco para a vergonha ou a honra dependendo de cada um.

Durante aquele momento Jesus começou a observar a forma com que os convidados daquela ceia estavam escolhendo os lugares em volta da mesa. Havia uma demonstração de egoísmo, orgulho e preconceito na escolha dos lugares. Foi diante disso que o Senhor contou a Parábola dos Primeiros Lugares.

2. Devemos ser Humildes

Aqui Jesus trata do tema HUMILDADE de maneira indireta e nos convoca para uma vida de serviço em favor do próximo. Muitas outras passagens bíblicas também abordam esse tema (Salmos 112; Hebreus 13:1-8). Para uma vida pautada nos ensinamentos do Mestre precisamos reconhecer que em nós mesmo não há qualquer motivo de vanglória (Romanos 3:27).

Naquele momento Jesus estava chamando a atenção para a necessidade do amor sem segundas intenções, da compaixão para com o próximo e do espírito humilde. Escribas e fariseus conheciam muito bem essas palavras, mas preferiam ignorá-las.

Hoje podemos perceber até dentro das comunidades cristãs a existência de pessoas que se estapeiam em busca dos primeiros lugares, pois buscam reconhecimento, honra e glória por parte dos homens. Mas esse não é o comportamento do verdadeiro cristão, nós devemos reconhecer que a cruz de Cristo é nosso único motivo de glória (Gálatas 6:14).

Eles e nós também aprendemos com Jesus que é muito melhor que a pessoa ocupe primeiramente um lugar inferior, para que, quando o anfitrião chegar, possa ser convidado por este a ocupar um lugar de mais importância. O que Salomão nos ensina em Provérbios, podemos empregar aqui: “Não te glories na presença do rei, nem te ponhas no lugar dos grandes; porque melhor é que te digam: Sobe aqui; do que seres humilhado diante do príncipe que os teus olhos já viram” (Provérbios 25:6-7).

3. A Beleza de ser Humilde

Como escreve o apóstolo Paulo aos Filipenses: “Cada um de vós, com toda a humildade, considere os outros superiores a si mesmo”. Dessa maneira devemos proceder, pois seguimos a um Mestre que nos deu uma grande lição de humildade e abnegação, pois Ele ofereceu-se completamente na cruz em favor da humanidade. Lembremos que o próprio Deus o último lugar escolheu para Si. Ele, mesmo sendo o Senhor, optou por partilhar a condição humana, para anunciar a todos o amor do Pai.

Ao estudar essa Parábola vemos que Deus anula qualquer tentativa de conquistar a sua graça e salvação por méritos próprios. O que o Pai tem para nós é um outro banquete: aquele que será oferecido a todos os seus filhos em Sua Casa, sem “direitos adquiridos” em nome de uma suposta superioridade.

Conclusão

A lição principal da Parábola certamente é sobre a importância da humildade e o ensino que se segue com o conselho ao anfitrião é uma exortação ao amor sem segundas intenções dispensado ao próximo.

Em todos os momentos da nossa vida temos a oportunidade de fazer algo a mais por aqueles que estão ao redor, sejam amigos ou desconhecidos. Esse “fazer a mais” é o que não busca interesse próprio e nem nenhum tipo de reconhecimento, fazemos porque somos alvo de um amor inigualável que nos constrange.

Aprendemos com nosso Deus que servir é um privilégio. Que possamos entender que o verdadeiro lugar de destaque é aos pés de Cristo, servindo ao próximo e trabalhando para o Reino, entendendo que toda honra e glória é e sempre será do Pai.

 

<<< Voltar | ^ Topo ^ | Avançar >>>

 

Landerson Bruno

E-mail: landersonbruno@gmail.com

Macaé - RJ - Brasil