Capa - Landerson Bruno
Página Inicial Palavra de Vida Escola Dominical Contato
::: Lição 10 - Dia 09 de Junho de 2024 ::: Comentarista: Missª Françoise Bernardo França Guimarães :::

Vigilância Espiritual

Texto Áureo

“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.” (Romanos 13:11)

Verdade Prática

Que nossas prioridades sejam definidas de acordo com a Palavra de Deus, seguindo Cristo e seu sistema de valores eterno.

Objetivos da Lição

- Falar sobre o servo mau e o servo fiel.

- Destacar a importância da vigilância.

- Evidenciar o significado e poder do discernimento.

Leitura Semanal

Segunda-Feira | 2 Pedro 3:10 | Como o ladrão

Terça-Feira | Mateus 24:46 | Bem-aventurado

Quarta-Feira | Apocalipse 22:12 | Ele vem sem demora

Quinta-Feira | Romanos 13:11 | Mais perto da salvação

Sexta-Feira | 1 Tessalonicenses 5:6 | Sejamos sóbrios

Sábado | Mateus 24:44 | Fique atento

Hinos Sugeridos

186 e 291

Motivo de Oração

Ore para que nossa mente, coração e mãos sejam obedientes ao Pai.

Esquema da Lição

Introdução

1. Interpretação da Parábola

2. Os Servos

3. Chamados à Viver em Vigilância

4. Discernimento

Conclusão

Leitura Bíblica em Classe

Mateus 24:41-51

45- Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?

46- Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim.

47- Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens.

48- Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá;

49- E começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios,

50- Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe,

51- E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.

Introdução

Na parábola dos servos fiel e mau, Jesus Cristo usa uma cena muito comum, até para nossos dias. Ele nos traz uma exortação com relação à sua volta. O dia não sabemos, por isso é necessário que estejamos prontos em todo o tempo.

1. Interpretação da Parábola

A parábola está relatada nos Evangelhos de Mateus e Lucas. Os dois situam a parábola em relação à vinda do Filho do homem. O texto da parábola está inserido no centro de um ciclo de palestras de Jesus.

A parábola faz uma analogia utilizando exemplos contrastantes a partir de uma pergunta metafórica. O enredo se concentra na expectativa da volta e no fato do servo ser apanhado de surpresa. Anteriormente, Jesus fez severas exortações a seus discípulos quanto à vigilância espiritual (Mateus 24:36-44). Portanto, não podemos negar que a parábola traz um discurso escatológico.

2. Os Servos

Não foi por um acaso que Jesus escolheu usar a relação entre servos/senhores para transmitir o ensino dessa parábola, essa relação de serventia era um tema comum na época e está presente também no Antigo Testamento. Agora ela é usada na representação do relacionamento entre Deus e o Seu povo e registrada nos Evangelhos de Mateus e Lucas.

2.1. Servo mau.

Não é relatado que o servo mau era descrente da vinda do seu senhor. Por dizer: “meu senhor demora-se”, ele acredita que o senhor vai voltar. Porém, o que vemos é o revelar de um caráter maligno, e a opção por um estilo de vida despreocupado.

Não havia o cuidado e a esperança da volta do seu senhor. Este servo representa aqueles que não agem com prudência, que se comportam de forma leviana e inconsequente.

2.2. Servo fiel.

O servo fiel pratica a boa mordomia, cuida bem daquilo que era do seu senhor. Ele se mantém vigilante a esperar para prestar contas de tudo quanto tinha feito.

O servo bom e fiel representa os verdadeiros crentes em Cristo. Aqueles que andam em perseverança e honram tudo quanto o Senhor ensina. Os servos bons aguardam a volta de Cristo com comprometimento e fidelidade.

3. Chamados à Viver em Vigilância

O ensino sobre a vigilância é recorrente no ministério de Jesus. E esse espírito de vigilância aprendemos também com o apóstolo Paulo, que viveu preparado para partir para o Senhor a qualquer momento. Isso era primordial em sua vida e influenciava sua conduta diária (Filipenses 1:20-21).

O nome de cristão vai além de um conjunto de idéias. Ser crente vai além de frequentar cultos. É necessária uma vida de renúncias, fidelidade e obediência. O autor Snodgrass bem alerta: “A parábola é um incentivo a uma vida justa e sábia. O servo sábio é aquele que compreende o significado do fim - no caso de ele demorar ou não - e leva uma vida de acordo com esta expectativa. A sabedoria é uma virtude escatológica.”.

4. Discernimento

Discernimento significa: “capacidade de compreender situações, de separar o certo do errado”. Esse sentimento e atitude é vital na vida dos que aguardam a chegada do Senhor. E exatamente esse tipo de orientação que a parábola nos traz. Temos que entendê-la como alerta, usá-la como esperança do que virá. A cronologia de Deus e Seu tempo não se encaixa em nossos padrões.

4.1. As armadilhas desse tempo.

A verdadeira vida cristã exige que cumpramos as ordens deixadas pelo Senhor, que busquemos primeiro o Reino de Deus sem nos preocupar com nossos próprios interesses. A necessidade de vigilância aumenta a cada dia. Satanás é o pai da mentira (João 8:44) e o principal opositor da Obra de Deus (Atos 13:10) e em todo tempo está pronto a nos enganar.

O Rev. Hernandes Dias Lopes comenta o seguinte: “As indulgências da Idade Média estão sendo desengavetadas com novas roupagens. A igreja está se transformando numa empresa, o púlpito num balcão, o templo numa praça de barganha, o Evangelho num produto de consumo, e os crentes em consumidores”. Sejamos vigilantes.

Conclusão

A mensagem desta parábola nos ensina a permanecer ativamente leais ao Senhor. Palavras e uma fé passageira de nada servem. Nós, servos fiéis, devemos nos portar de acordo com o que acreditamos e não como desejamos, se verdadeiramente cremos que Ele pode vir a qualquer momento. Essa esperança deve governar a nossa vida e imperar em todas as áreas. Viva hoje como se Ele fosse voltar amanhã, ou ainda hoje. O dia final se aproxima.


Texto de Reflexão

Precisamos entender o que Deus espera de nós. Não estou falando contrariamente ao ensino que tem sido oferecido à nossa geração, pois creio que é um privilégio recebermos o que temos recebido. Eu aguardo o dia em que se cumprirá a Palavra Divina, segundo a qual, assim como as águas sobrem o mar, assim também toda a terra se encherá do conhecimento da glória de Deus! Quanto mais intensamente a Palavra de Deus for pregada e ensinada, melhor! O nosso erro não está em recebermos os ensinos, mas em não fazermos o que deveria ser feito com relação ao que temos recebido nesses ensinos! [Por: Luciano Subirá - https://www.orvalho.com/ministerio/estudos-biblicos]

 

<<< Voltar | ^ Topo ^ | Avançar >>>

 

Landerson Bruno

E-mail: landersonbruno@gmail.com

Macaé - RJ - Brasil